Heróis da Fé - Jó

A paz pessoas amadas e ai tudo bem? Espero que sim. Já estão de férias?  Bem nessas férias estamos com o projeto de falar sobre um herói da fé do antigo testamento, tanto eu , como a Allana e o Lucas para assim irmos um ajudando os outros a continuar firme na fé baseada nas historias dos nossos antepassados .


Bem eu vou falar sobre Jó como o próprio titulo já fala. Quem aqui não conhece a história de Jó?
Na cidade de Uz tinha um homem que fazia tudo certo, ele era bom, honesto, acordava de madruga para orar pelos filhos e família. Ninguém daquela terra tinha nada para dizer contra Jó. Para ter noção até o próprio Deus disse que Jó era homem integro, fiel e que se desviava do mal. Jó também era muito rico, tinha uma saúde maravilhosa porém nem sempre na vida de Jó foi tudo perfeito, um dia o diabo foi até o céu onde o próprio Deus encheu a boca para falar a favor de Jó. Ok! Sabemos que o diabo não gostou nada disso néh? Você consegue imaginar o nosso Deus todo grandioso defendendo alguém? E foi o que aconteceu, o diabo furioso com isso pediu a Deus permissão para tocar nos bens de Jó. Então na mesma noite Jó perdeu tudo, TUDO o que tinha. Casa, boi, vaca, ovelha, FILHOS e FILHAS. Tudo o que era mais precioso.

Com a gente também é assim néh? Tentamos fazer tudo certo, tentamos ficar firme nos pés do Senhor, e realmente parece que estamos conseguindo, estamos com a melhor roda de amizade, estamos com a melhor condição financeira, esta tudo indo a mil maravilhas. Até que do nada seus amigos te viram as costas, você é mandado embora do serviço, começa as brigas constantes dentro de casa e você pensa: Deus por que está acontecendo isso comigo?

Imagino que Jó tenha pensado a mesma coisa, na bíblia relata que ele rapou a cabeça e rasgou a sua roupa (como sabemos quando alguém fazia isso no tempo bíblico significava luto). Jó estava de luto pelos seus filhos e filhas, e por todas as suas perdas porém mesmo muito triste Jó não desanimou, não se abalou pelo contrario ele disse uma coisa linda.

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
Jó 1:21.


O engraçado da história toda é que o diabo não se conformou com a postura de Jó e foi pedir permissão a Deus para tocar na saúde de Jó. Uma coisa que eu aprendo nessa história é que tudo o que acontece é permissão de Deus não é simplesmente tudo que está desabando a sua volta por que tinha que acontecer ou estava escrito em algum lugar, porém foi por que Deus permitiu.

Mas para frente a gente vê que a postura da esposa de Jó foi exatamente como a de muitas pessoas que nos cerca néh? Fulaninho por que você mesmo com esse tanto de problema continua indo para a igreja? 
Continua louvando e dizendo que Deus é Deus?
A brilhante idéia da esposa de Jó ( ela foi tãão importante nessa história que nem nome tem) foi para ele amaldiçoar Deus e morrer.

Amaldiçoar e morrer, MORRER. A escolha é sua continuar persistente ou largar tudo e morrer, talvez não morrer “xau, Adeus”, mas com toda certeza morre espiritualmente. Vale a pena? No caso Jó amaldiçoaria a Deus para ficar bem com a sua esposa mas e depois? Ele simplesmente morreria. Mas a resposta de Jó é 
surpreendente:

 Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
Receber o bem de Deus é tudo de bom, mas receber o mal... Eu realmente não faço idéia de qual luta você esteja passando, talvez seja pela conversão da sua família, ou a busca por um emprego, ou pela cura de uma doença. Independente do que for continue firme e não amaldiçoe e nem se rebele contra Deus.


Jó teve a postura certa, ele escolheu confia e por isso ele teve tudo em dobro. Que a sua escolha também seja a de confiar e esperar em Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

INSTAGRAM FEED

@avmadoradores