Emoções e Sentimentos

Hoje em dia temos a concepção de emoção como sendo algo oposto a razão, ou os nossos sentimentos como sendo algo incontrolável e ruim. Pois bem vejamos que não é bem assim.

Vamos começar definindo o que cada um é verdadeiramente. Emoção: deriva do latim na palavra emovere, onde "e" (variação de "ex") que significa fora e morvere que significa movimento, então a definição correta seria como movimentar para fora, ou com mais sentido "motivação". Em alguns dicionários brasileiros dizem também que emoção seria: "O termo relacionado a motivação."

Sentimento, origem etimológica: Ela vem do Latim SENTIMENTUM, "opinião, sentimento, afeição", de SENTIRE, "sentir". É uma palavra relacionada a sentir, mas também se refere a opinião como vemos acima. Na psicologia sentimento nada mais é do que a maneira que interpretamos as emoções que experimentamos, porém diz também que temos consciência dos nossos sentimentos e podemos tomar decisão com base neles, podendo até mesmo controlá-los. Certo?

Então assim entendemos como age a emoção e o sentimento, e vemos como os papéis deles são diferentes, a emoção é algo compulsivo, ou seja não temos o controle, já o sentimento sim, é controlável. E tanto a emoção como o sentimento estão ligados, nossas emoções vem quando nos deparamos com certas situações de nossas vidas, e posteriormente vem o sentimento quando interpretamos a emoção daquilo que passamos. Então, em determinadas vezes podemos usar de nossos sentimentos algo bom, simplesmente mudando nossa ótica da situação.

Exemplo: Imagina que você acabou passando por uma frustração, de não conseguir chegar aonde queria, para muitos isso leva a desistência, para outros isso vira uma experiência e um passo a mais para chegar onde quer. Tem pessoas que usam de suas frustrações como um gás para conquistar o que almejam, somente acreditando que foi um passo a mais para conquistar os seu sonhos, e assim mudando a perspectiva das nossas situações nós podemos fazer das nossas emoções e sentimento a peça chave para chegar aonde queremos, é claro que isso é só um exemplo, mas quantas emoções nós temos? E quantas perspectivas podemos ter?


Deus nos deu a oportunidade de desfrutar da vida... dela e de tudo que a acompanha, sendo tanto as alegrias como as decepções parte de quem somos. Podemos dizer até que cada experiência nos molda em quem seremos no amanhã. Quando nos deparamos com situações diversas em nossas vidas devemos ver pela perspectiva de Deus para conseguir tomar a decisão certa e prosseguir crescendo e amadurecendo em graça.

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." Filipenses 4:6-7

Quando somos guiados por essa paz temos a fonte de vida a jorrar em nós. Temos esperança e sabemos que tudo o que passamos tem a motivação de nos ensinar algo novo para nos aprimorar. O problema, muitas vezes, é que não olhamos para Deus e pedimos Sua ajuda quando algo vai mal. Paulo aprendeu a confiar plenamente na provisão do Senhor:
"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:12-13


Ele aprendeu que a força não vinha mais de si mesmo, mas de Deus que o acompanhava. Então não podemos mais dizer que somos controlados por nossas emoções e sentimentos, mas pelo Espírito Santo que habita em nós podemos vencer todo e qualquer sentimento se a nossa motivação e o nosso foco se posicionarem no Pai. Deus nos dá a escolha de sermos controlados pela nossa carne, emoções, sentimentos, ou pelo Espírito. Qual você irá escolher?

*Esse texto foi escrito pelo meu amigo Matheus Pereira e com alguns comentários finais meus. Ele é dono da página no face Filósofo Cristão . Dê sua curtida e acompanhe também as postagens dele.

Que Deus abençoe cada um de vocês! E lembre: nenhuma situação é grande demais para o nosso Deus. Beijos e até a próxima.!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

INSTAGRAM FEED

@avmadoradores