Teatro: os filhos de Eli


Jamile:  trim trim(celular tocando) Alô.
Priscila: Oi amiga sou eu Priscila
Jamile:Ah que susto. Rs . Pensei que fosse outra pessoa.
Priscila:  kkk, para de se assustar a toa.
Jamile: É porque eu vi um capítulo de Joshua - o Detetive Bíblico na Tv e deu muito medo.
Priscila: Foi por isso que eu te liguei. Vai passar um episódio novo hoje a noite e a gente podia assistir juntas.
Jamile:Ai que legal. À noite? Fiquei com medo. Rs. Na sua casa?
Priscila: Pode ser.
Jamile:Então ta, mais tarde estarei ai. Beijos.
Narrador: Passou o tempo e Jamile decidiu arrumar a bolsa, pois iria dormir na casa de sua amiga. Depois partiu em direção a casa da amiga que ficava no outro quarteirão.
(toc-toc – Jamile bate na porta)                                                                                                          

Priscila: Quem é?
Jamile: Sou eu Jamile.
Priscila: Amiga está preparada? Vai começar daqui a pouco. (ficam conversando)
Jamile: Vai liga logo estou muito curiosa.  (liga a TV)
Narrador: Nada escapa aos olhos de nosso Detetive Bíblico, quando você pensa estar sozinho... Cuidado, pois ele pode estar te vigiando. Nenhum dia é normal para Joshua, muito menos hoje onde ele terá que trabalhar na procura de pistas sobre os filhos de Eli, Hofni e Finéias, que muitas pessoas dizem ser muito desobedientes.
Joshua: Olá, hoje vamos até a Tenda Sagrada, lá na cidade de Siló. A Tenda foi construída nos tempo de Moisés e Deus que tinha mandado que fizessem.  As pessoas vão até lá para adorar ao Senhor e é onde o sacerdote Eli serve a Deus e  onde está ocorrendo muitas reclamações do povo...
(depois de falar: Finéias e Hofni pegam ele por trás, tapam a boca dele e saem)

Narrador: Oportunidade única: Você que está nos assistindo pode também ser um detetive por um dia. Logo bateremos na porta de um dos telespectadores.
Jamile:  (toc-toc)          Quem será a essa hora?
Priscila: Não sei. Oi.                                                                                                                                 

Mulher: Olá, venham  conosco. O Detetive sumiu e precisamos da ajuda de vocês para desvendar essa história. Como vocês já viram alguns episódios vocês estão preparadas.
Jamile:  (barulho – chegam até Siló)      Aonde estamos?
Priscila: Não sei. Olá, o que está acontecendo por aqui?
Homem: Um ajudante do sacerdote fez com que eu descumprisse a lei do Senhor.
Jamile:  O que ele te mandou fazer?     (fala no ouvido dela)  Que coisa horrível.
Priscila: O que ele mandou  fazer?  ( fala no ouvido dela)
É horrível mesmo. Você sabe quem mandou ele falar isso?
Homem: Não sei, mas todos estamos aqui para descobrir.
Jamile: Calma pessoal. Nós vamos ajudá-los. Falem para a gente tudo o que vocês sabem.
Narrador: E assim o povo injustiçado e com medo do que o Senhor poderia fazer  começou a contar tudo o que sabiam para o Detetive, oh não as meninas. Depois as meninas começaram a olhar a Tenda e vê se havia algo errado.
Priscila: Opa, acho que tem alguém aqui. Olha é Eli.  Eli tudo bem?
Eli: Não estou bem, estou preocupado. Não entendo a causa de tanta reclamação do povo.
Jamile: Estamos aqui para ajudar , nosso amigo sumiu. E acho que a mesma é a culpada.
Priscila: Você tem filhos?
Eli: Sim tenho, Finéias e Hofni.
Priscila: Fale um pouco sobre eles.
Eli: Eles cresceram aqui na Tenda vendo eu servir ao Senhor e quando estavam na idade começaram a trabalhar como sacerdotes também.
Jamile: E não houve nada de estranho nos atos dos seus filhos recentemente?
Eli: Você está dizendo que meus filhos são culpados?
Jamile: Não senhor. Só estou tentando encontrar pistas.
Eli: Samuel falou com o Senhor Deus e me disse que meus filhos não se importavam com Deus e estavam desagradando a Ele, não cumprindo os deveres de sacerdotes para com o povo. Eu não consegui acreditar pois eles cresceram na presença do Senhor, adorando a Deus.
Priscila: Mas não é porque eles cresceram na Tenda que eles serão obedientes, isso vem do coração de cada filho, você ensinou a eles, agora eles que escolhem.
Jamile: É verdade eu estou desde pequena na Igreja, mas as vezes desobedeço aos meus pais, mas eles me ensinaram tudo certo.
Narrador: Eli ficou ali refletindo sobre o que as meninas haviam falado, mas ele ainda não queria acreditar que os seus filhos poderiam estar desobedecendo ao Senhor.
Jamile: Aonde será que o Detetive se meteu hein?                   
Priscila: Não sei, mas vamos descobrir.
Narrador: As meninas não sabem bem o que procurar, mas continuam olhando e perguntando as pessoas.
Jamile: Até agora sabemos que parte dos sacrifícios tem sumido antes de serem oferecidos a Deus
Priscila: E o povo tem sido ameaçado a dar a carne a força, o que é contra a lei de Deus que diz que os sacerdotes devem ser presenteados com uma porção do sacrifício e não forçar a darem.
Hofni: É irmão estamos conseguindo nos fartar com a comida que é sacrifício do Senhor.
Jamile: Tá ouvindo isso? (falam baixo)
Finéias: Não sei para que esses sacrifícios a toa.
Hofni: Nosso pai está velho mesmo, ele nem percebe nada.
Narrador: Acho que as meninas descobriram alguma coisa... Eli decidiu conversar com seus filhos sobre o que Samuel havia falado e vê se eles eram culpados de alguma coisa.
Eli: Filhos, vem aqui. Preciso conversar com vocês sobre a desobediência.
Hofni: Ih pai, lá vem você com isso de novo.
Eli: Deus falou com Samuel que vocês estão fazendo coisas ruins e erradas que Ele não mandou fazer, todos estão dizendo coisas horríveis que tem acontecido e vocês parecem não estar nem ai.
Finéias: Pai a gente já está muito grande e sabemos o que fazer. Não precisamos que o Senhor nos ensine.
Narrador: Naquela época Israel foi guerrear contra os filisteus, eles foram derrotados e perderam cerca de 4 mil homens.
Jamile: Amiga, está havendo uma confusão aqui, o povo veio pegar a arca da aliança, mas ela não pode ser retirada daqui, acho que estão indo para batalha e os filhos de Eli também.
Narrador: O povo estava muito feliz, mas Hofni e Finéias estavam pecando outra vez contra o Senhor, acharam que agora ganhariam, mas o que aconteceu foi ao contrário.
Jornalista: Estamos aqui ao vivo da área que foi usada de confronto entre os israelitas e os filisteus, há trinta mil mortos, e os filisteus comemoram. Opa, aqueles não são os filhos de Eli?
Narrador: Um homem  que saiu vivo do campo de batalha foi até Siló, encontrou Eli muito preocupado com o sumiço da arca da aliança.
Homem: Eli Eli.  Eu fugi da batalha senhor e hoje mesmo vim correndo de lá até aqui.
Eli:  O que aconteceu meu filho?        (as meninas vão olhar quem é)    
Homem: O povo de Israel fugiu dos filisteus! Foi uma terrível derrota para nós, Além de tudo seus filhos Hofni e Finéias foram mortos, e os filisteus tomaram a arca da aliança.
Narrador: Quando ouviu falar na arca, Eli caiu da cadeira e morreu.
Jamile: Senhor Eli. Ai ele morreu.
Priscila: Alguém ajuda.
Jamile:  Ai, que destruição. E agora como vamos achar o Joshua?
Priscila: Que papel é esse?
Jamile: Não sei. Olha está escrito: Ele foi levado para onde ninguém procuraria.
Priscila: Mas aonde ninguém procuraria?
Jamile: Já sei. Atrás da Tenda.
Narrador: As meninas saíram correndo e lá acharam o Detetive.
Joshua: Obrigada, mas quem são vocês?
Narrador: Então as meninas contaram a história para ele.
Jamile: Nós ouvimos uma conversa entre os filhos de Eli e logo descobrimos que eles eram os culpados de verdade .
Priscila: E claro que te prenderiam para que ninguém soubesse disso.
Jamile: Tudo acabou em grande tragédia familiar.
Joshua: A desobediência é muito ruim, se eles tivessem ouvido o pai deles, poderiam estar todos adorando ao Senhor em família e muito alegres. Por isso temos que obedecer nossos pais e a Deus, estando sempre na Igreja  e ouvindo a Palavra DELe. Obedecer é o melhor, pois assim deixamos o Senhor contente.
(começam a cantar a música Obedecer)
Jamile: Minha nossa. Que medo que eu fiquei.
Priscila: Ai eu também.
Jamile: Que bom que voltamos para casa.
Priscila: E aprendemos uma grande lição. Obedecer sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

INSTAGRAM FEED

@avmadoradores