Pare de Cobrar Tanto

É engraçado como costumamos cobrar tanto que as pessoas sejam algo, ou que mudem de tais atitudes, e assim julgamos e brigamos para que aquilo se torne real, mas nós mesmos não temos olhados os erros que cometemos para tentar mudá-los. Claro que é mais fácil falar dos outros e cobrar deles que alguma decisão seja tomada para determinado tópico, mas isso tem nos feito sermos cegos para nossos próprios dilemas.

"Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho?" Mateus 7:3

Vamos combinar que vê onde os outros estão errando é bem mais fácil, pois não precisaremos nos mexer para mudar, mas isto só faz com que nos tornemos menores e mais distantes de Deus. Eu li em um livro ontem que temos que parar de cobrar tanto dos outros e de nós mesmos, e percebi que tenho feito isso demais. Quero que tudo saia perfeito, sem mínimo erro, e assim não deixo me expressar direito e nem aos outros. Se você quer que alguém ore mais, porque não ora mais? O caso é que nós falamos demais e agimos de menos. Tenho aprendido a ficar quieta em determinadas situações e deixar com que as pessoas aprendam sozinha, pois há coisas que você nunca conseguirá ensinar a alguém, mas você pode dar o exemplo para que ela dê o "pontapé inicial".

O povo na época de Moisés havia sido retirado do Egito, onde eram ESCRAVOS,  para ir à uma terra PROMETIDA por Deus a eles, mas ao longo da jornada, eles só sabiam reclamar:

"Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! OU neste deserto! Porque o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito?"" Números 14:2-3

Deus havia prometido a eles, e eles continuam duvidando e murmurando e cobrando, eles não percebiam que grandes coisas Deus já tinha feito os livrando do Egito, mas ao invés se a comida demorasse a descer do céu, reclamavam, se demorasse a parar para o descanso, reclamavam, eles só sabiam cobrar e vê lado ruim nas coisas. Moisés e Arão obedeciam a Deus, e Deus queria provar o povo, pois eles não acreditavam mais no agir de Deus, eles não viam que lá na frente estava a TERRA PROMETIDA. Não percebiam que se Deus prometeu, Ele ia cumprir.

"Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa, porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23:19

Alguns estudiosos dizem que Israel fica bem próximo do Egito e não levaria 40 anos para chegar lá, mas pela falta de fé do povo houve esta demora, eles ficaram rodando e rodando até Deus achar em meio a uma multidão aqueles que eram DIFERENTES e que estariam preparados para entrar na TERRA PROMETIDA. Nem Moisés entrou na Terra!! Porque quase chegando lá, Moisés começou a desacreditar de que era verdade. Ele só conseguiu vê-la do alto de um monte, e apenas entraram Josué e Calebe. Todos os outros morreram, pois falavam DEMAIS e a agiam de MENOS. Eles não viam que a benção se afastava cada vez mais devido à cobrança dada aos outros, e não a si mesmos. Eles ainda precisavam muito se consertar, mas não quiseram. Deus os perdoaria, mas eles não enxergaram isso, e morreram sem receber a PROMESSA.

Será que com você também será assim? As vezes cobramos sim de nós mesmos, mas não fazemos nada para mudar a situação,apenas vemos o erro persistir, mas é duro mudar. O tempo que nós temos no dia-a-dia é bem dividido entre trabalhos, escola, faculdade, notícias e família, pois cobramos muito destas áreas, mas a área espiritual está CTI, precisando de tratamento urgente. Nós temos que valorizar todas estas coisas sem deixar para trás a nossa vida espiritual, nosso relacionamento com Deus.

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33

As coisas materiais, e desta vida são acessórias, pois não durarão para sempre, e Deus nos promete que serão bem-sucedidas se o buscarmos em PRIMEIRO LUGAR, é claro que temos que nos dedicar, pois Deus só faz a parte dEle, mas quando nosso relacionamento com Ele está em primeiro lugar, nós o chamamos para fazer parte de todas as outras áreas, e assim somos aperfeiçoados no pensar e no agir.

Portanto, tire  uma noite de descanso, relaxe tranquilo sem pensar no que o dia de amanhã te prepara. Pare de cobrar tanto de você mesmo, você é ser humano com erros e falhas como qualquer um. É com os erros que se aprende a levantar. Não cobre dos outros o que você não tem dado exemplo, e lembre-se que há coisas que deverão ser aprendidas e passadas sozinhas para seu próprio crescimento ou da pessoa, então pense duas vezes antes de falar. Há coisas que não há necessidade de serem divulgadas, pensamentos ruins, ou sei lá, assim como segredos que Deus tem com você.

Ele prometeu, Ele cumpre, fique tranquilo(a) e faça sua parte, mas não esqueça de não cobrar tanto, pois muita cobrança acaba gerando pouca mudança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

INSTAGRAM FEED

@avmadoradores