Heróis da Fé - Noé



Falar sobre Noé é bem interessante porque percebemos que ele foi um dos primeiros exemplos de fé da história da Bíblia. A gente não pára muito para meditar na história de Noé e costumamos aprende-la apenas quando pequenos, mas não paramos para pensar como o povo daquela época devia achar que Noé era louco. Imagine só você vivendo na época de Noé... Um dia ensolarado nasce e você vê algo diferente, um homem bem velho construindo algo grande e bem estranho... Sendo você tão curioso, você chega para perguntá-lo o que era aquilo, e ele em prontidão te responde que uma chuva muito  forte, como que um dilúvio iria cair em poucos dias e que ele precisava se preparar. Rs, eu acharia na hora que o homem era louco se eu não acreditasse em Fé e de que Deus fala conosco.

"Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé." Hebreus 11:7

Acho que este versículo já explica tudo, mas algo que quero deixar bem claro é que Noé era um homem que andava em retidão com Deus. Como percebemos isso?

1) Ele ouviu a voz de Deus;
2) Ele confiou naquilo que Deus lhe disse;
3) Ele concordava com Deus que o mundo estava padecendo.

Ou seja, Noé não se contaminou com aquele mundo em que vivia, mas foi uma base transformadora. Ele fez diferença em meio a tanta gente igual. Em meio a perversidade, adultério, roubos, entre outros... Noé decidiu obedecer a Deus e dizer NÃO para o mundo. Você tem dito não para o mundo? Muitas vezes agimos igual ao mundo. Eu li a tempos atrás e depois vi um filme chamado: Em seus passos o que faria Jesus?, e esse livro/filme mostra realmente vidas sendo transformadas por este questionamento. Será que se Jesus estivesse em nosso lugar hoje, Ele teria feito as mesmas coisas que temos feito? É claro que não. Temos envergonhado o Evangelho, temos vivido um Evangelho da boca para fora. Se Deus nos chama para algo maior, nós não aceitamos o chamado porque as pessoas estarão vendo e não te aceitarão mais no grupo de amizade. Afinal o que te importa mais aquilo que as pessoas vão pensar de você ou aquilo que Deus pensa? (Jeremias 29:11). Muitos tem se chamado de evangélicos, crentes, católicos, mas a sua ATITUDE tem demonstrado isso? Ser crente significa ser um pequeno Cristo, ou seja, ser um imitador de Jesus Cristo.

Noé não se importou em acharem que ele era maluco, ele se importou em agradar e obedecer a voz de Deus em PRONTIDÃO. Não lemos na palavra que Noé murmurou. Vamos lá em Gênesis 6:10 que diz assim: "Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus."

Não vemos escrito que alguns homens viviam em comunhão com Deus, mas vemos que NOÉ se destacou em meio a multidão. Em meio a um mundo inteiro NOÉ agradou o coração de Deus e tinha uma vida de intimidade com o Rei dos Reis. Noé reconhecia que Deus era e é Soberano. A intimidade de Noé era tamanha que Deus falou claramente para ele o material de que a arca devia ser feitos e o seu tamanho. 

"Vou mandar um dilúvio para cobrir a terra, a fim de destruir tudo o que tem vida, tudo o que há na terra morrerá. Mas com você eu vou fazer uma aliança... E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado." Gênesis 6:17-22

Isto é um exemplo de fé...

1) Noé não murmurou;
2) Noé não deixou para depois, ele fez na hora;
3) Noé seguiu cada passo, e não pulou as etapas para adquirir as bençãos;
4) Noé não fez a arca da forma que queria, mas sim da forma que Deus queria.

Pela razão, Noé com certeza pensaria igual aos homens que o questionaram e não construiria a arca, até porque não havia uma causa para que fosse construído uma arca daquelas, feita do nada.
Pela fé, Noé viu que tudo o que Deus disse ia acontecer, ele percebeu a voz de Deus.

Muitos não tem ouvido a voz de Deus e por isso agem como os homens que podem ter questionado Noé, e detalhe é que estão na Igreja há séculos. Me diga porque você continua como se fosse um bebê na fé? Deus quer te usar, mas você não quer ouvir a voz DEle. Deus quer te abençoar, mas Ele diz que tudo precisa ser no tempo DEle. Deus quer te honrar e falar contigo, mas você precisa buscar, você precisa ter fé.

Definição de Fé: "A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver." Hebreus 11:1

Aprenda a ter Fé!!! Muitas coisas não acontecem pelo simples fato de não estarmos preparados para recebe-las. Pela fé podemos ver situações serem transformadas, vidas serem alcançadas para o Senhor e nossa jornada sendo completada e acrescida de mais um degrau dia após dia. Não deixe de ter fé que o sobrenatural Deus pode fazer. Creia!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

INSTAGRAM FEED

@avmadoradores