Jovens extraodinários

Fala ae povo de Deus, então como foi a semana? Viram que temos um novo colunista? Espero que possam ter sido edificados com a palavra. Eu fui tremendamente. Para você que ainda não leu você pode ler clicando aqui. Ei calma! Leia a postagem aqui primeiro e depois você confere lá. Então sem mais enrolação, partiu mensagem?

Vamos começar com uma capitulo que está lá em Tiago 1:4-5

“Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.”

Se lermos bem esse versículo podemos ver as seguintes características que todos os jovens cristões precisam ter: Perseverança, Maturidade, Excelência  (não ter falhas), Sabedoria.
Bem quantos jovens hoje em dia têm isso tudo? É até complicado imaginar tantas qualidades em uma pessoa só néh? Mas Deus é tão maravilhoso que explica muito bem que uma coisa está ligada a outra e que são nos momentos que mais precisamos de perseverança é que somos agraciados com os outros, digamos, “temperos”.
Essa conversa toda me fez lembrar outro jovem. Assim como eu e você, ele estudava, teve que trabalhar, se mudou para longe da família dele e muitas vezes ele só tinha Deus e mais 3 amigos do lado. E mesmo assim foi considerado um jovem sem defeitos.
Já sabe quem?? Não?? Que vergonha, até os meus alunos de 9 anos já teriam descoberto. É claro que estou falando de Daniel.
Vamos lá ao primeiro capitulo de Daniel e vamos observar as características dele.
 

Inteligência!



No terceiro ano de Jeoaquim como rei de Judá, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, atacou Jerusalén, e os seus soldados atacaram a cidade. Deus deixou que Nabucodonosor conquistasse a cidade e também que pegasse alguns objetos de valor que estava no Templo. Nabucodonosor levou esses objetos para a Babilônia e mandou coloca-lo no templo do seu deus, na sala do tesouro. O rei Nabucodonosor chamou Aspenaz, o chefe dos serviços do palácio, e mandou que escolhesse entre os prisioneiro israelitas alguns jovens da família do rei e também das famílias nobres. Todos ele deviam ter boa aparência e não ter nenhum defeito físcico; deviam ser INTELIGENTE, INSTRUÍDOS e ser capazes de servir no palácio. E precisariam APRENDER a língua e ESTUDAR os escritos dos babilônios. Daniel 1: 1-4
Ok, essa aqui não está no primeiro versículo que citei na postagem, mas é um fato bem interessante. Deus quer trabalhar com pessoas inteligentes. O camarada fica lá assim: Senhor! Eu quero falar de ti para as nações, quero ser um evangelista. Hum, bem ok beleza. Ai vai abordar uma pessoa para falar do amor de Cristo e nem sabe quem é a presidente do Brasil, ou tudo o que está acontecendo no mundo.
Não to dizendo que para ser usado por Deus você precisa ser um nerd nível hard, mas estou falando que para ter alguma coisa para passar para alguém você precisa no mínimo ter um fundamento naquilo. Quer ser usado por Deus para evangelizar? Estude! Leia livros, aprenda coisas novas.
Eu sinto um chamado fortíssimo para a parte de evangelismo, porém eu não falo nenhuma outa língua ( para quem não sabe eu faço faculdade de Turismo, e sim eu me sinto um peixe fora d’agua já que a maioria de tudo é em inglês) agora eu pergunto, como Deus vai me levar para evangelizar em outra Terra se eu não sei nem falar em inglês. Me imagino chegando á pessoa e falando Jesu, I love You!! E só, esse será o meu evangelismo. Tem algo errado ai.
Aproveita a sua juventude para se preparar para as coisas que Deus pode fazer na sua vida. Daniel só foi levado para a babilônia por que ele estava preparado para ir. Deu só vai ter levar para lugares maiores quando você estiver preparado.

Próximo tópico.


Maturidade!


O rei mandou também que os jovens israelitas recebessem todos os dias a mesma comida e o mesmo vinho que ele, o rei, comia e bebia. Depois de três anos de preparo, esses jovens deviam começar o seu serviço no palácio. 6 Entre os que foram escolhidos estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá. 7 Aspenaz lhes deu outros nomes, isto é, Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido. 9Deus fez com que Aspenaz fosse bondoso com Daniel e tivesse boa vontade para com ele. Daniel 1: 5-7
 

 Daniel deveria ter uns 17 anos, porém ele tinha mente de 60. Não estou falando que ele velho e tal, mas estou falando que ele não tinha uma mentalidade infantil. Ele conseguiu ter maturidade suficiente para ver que aquela comida não era boa pra ele. E DETALHE, sem mamãe, papai ou alguém por perto para falar isso pra ele.

Ai eu paro e penso na igreja de hoje em dia, são tantas pessoas imaturas. Pessoas que não conseguem tomar simples decisões sem precisar falar com o pastor. Gente não estou falando de gente nova na fé, estou falando de camarada com mais de 10 anos de caminhada.

Gente que não tem a mentalidade para buscar e ver o que é o certo. E é por gente assim que o evangelho está nessa bagunça hoje em dia. Se alguém falar que beijar um sapo vai transforma-lo em príncipe vai ter gente fazendo isso. Pois não tem maturidade na palavra e no raciocínio para discernir o certo e o errado.

Jovem até quando sua vida com Deus vai ser baseada por movimentos e emoções? É lindo ver jovens chorando e se rendendo aos pés do Senhor, mas e quando esses movimentos passarem? Seremos jovens vazios. Por que não temos maturidade o suficiente para dar passos em direção a Deus sem ser empurrado pelos obas obas.

Perseverança!


"Mas Aspenaz tinha medo do rei e por isso disse a Daniel:— Foi o rei, o meu senhor, quem resolveu o que vocês devem comer e beber. Se ele notar que vocês estão menos fortes e sadios do que os outros jovens, ele será capaz de me matar, e vocês serão os culpados. Aí Daniel foi falar com o guarda a quem Aspenaz havia encarregado de cuidar dele, de Ananias, de Misael e de Azarias. Daniel disse a ele: — Quero pedir que o senhor faça uma experiência com a gente. Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber. No fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem a comida do rei. Então, dependendo de como estivermos, o senhor fará com a gente o que quiser. O guarda concordou e durante dez dias fez a experiência com eles." Daniel 1:10-14

Daniel tinha recebido um não. Simples assim, ele falou com o  guardinha lá e ganhou um não, disse que era ordem do rei e toda aquela ladainha que contam quando te impedem de realizar o que Deus quer.

Tipo assim: O que? Implantar um grupo de teatro na igreja? A não, isso aqui não funciona não, são ordens vinda do congresso pastoral.
O que? Ter um trabalho na salinha com as crianças? A não, não temos espaço.
A tá, visitar o orfanato? Em pleno sábado? Não tem como, aqui na igreja já fazemos a nossa ação social.

Pois é Daniel recebeu um não, e nem por isso ele desistiu, ele sabia o que Deus queria, ele reconhecia a voz de Deus, ele foi perseverante e assumiu a culpa do que poderia acontecer com ele e com os amigos.



Dei exemplos de coisas relacionadas a igreja, mas isso é pra nossa vida secular. Sabe aquela faculdade que você tem certeza que é de Deus pra sua vida, mas você escolheu abrir mão por que recebeu um não no Enem, e no vestibular?  Você vai desistir? Vai abrir mão de tudo por causa de um simples não? Não vale a pena! Deus tem planos tão lindos na nossa vida, tudo o que precisamos fazer é caminhar mais uma milha. Se pararmos agora nunca iremos alto o suficiente para ver tudo o que Deus planejou para a nossa vida. PERSEVERE!!


Excelência!!



"Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei. Aí o guarda tirou a comida e o vinho que deviam ser servidos aos quatro jovens e só lhes dava legumes para comer. Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos. No fim dos três anos de preparo que o rei Nabucodonosor tinha marcado, Aspenaz, levou todos os jovens até a presença do rei. Este falou com eles, e entre todos NÃO HAVIA QUEM SE COMPARASSE  Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Por isso, ficaram trabalhando no palácio." Daniel 1:15-19

Tem noção? Entre TODOS, não havia quem se comparasse com eles. Sabe por quê? Por que eles não eram como os outros! Eles tinham espirito excelente. Se você continuar lendo a história de Daniel, vai ver que procuraram falhas nele e não encontraram. Ele era perfeito? Não! Mas tudo o que ele tinha nas mãos para fazer, ele dava o seu melhor não fazia de qualquer forma. Irmão se o seu trabalho na igreja é tocar o triângulo, seja o melhor tocador de triângulo do mundo, se é vigiar os carros, seja o melhor vigia do mundo, se é ensinar as crianças na salinha, seja a melhor tia do mundo! Tenha um espirito excelente em tudo o que lhe for resignado.

Sabedoria!


"Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.E Daniel ficou no palácio real até o ano em que o rei Ciro começou a governar a Babilônia." Daniel 1:20-21


Depois de todo esse processo, eles conseguiram ter sabedoria vinda de Deus, eles não eram jovens comuns, pois suas atitudes eram de jovens temente a Deus, eles não falavam, não davam sermões, não ficavam colocando versículos no facebook, eles viviam de uma forma extraordinária.
Eles viviam realmente a vida que Deus escolheu para eles. E nós? Queremos as mãos de Deus, mas esquecemos de buscar a sua face, queremos ser sábios, mas não pedimos sabedoria. Lembra do primeiro versículo? “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.”

Mas olha, não pense que vai ser igual foi com Salomão não, que você vai dormir de um jeito e acordar de outro, Deus vai ter dar momentos, situações a partir delas você ganhará sabedoria. Então vigie para que em todo o tempo você consiga ser quem Deus quer que você seja.

Deus nos chamou por que somos forte. E que sejamos também profundos!! Beijos e fiquem na paz.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

INSTAGRAM FEED

@avmadoradores